Cura-te a ti mesmo

As 38 essências florais de

Edward Bach

O Dr. Bach criou todo esse sistema e disponibilizou da forma mais simples possível com a intenção de que qualquer pessoa que tenha interesse em aprender sobre si mesmo e como curar si próprio pudesse de maneira fácil se tratar através da energia curativa e sutil das flores.

Abaixo, segue disponível as 38 flores que tratam estados emocionais e traços de personalidade que quando em desequilíbrio são fontes de doenças físicas ou psicológicas.

Agrimony:  para pessoas alegres e entusiasmadas mas que escondem por trás de um expressão facial feliz,  sofrimentos e dificilmente conseguem se abrir para falar de seus problemas. Não gostam de ficar sozinhos e em alguns casos buscam drogas, álcool ou outros vícios para aliviarem a tortura mental que mantêm para si.

Aspen: para quando sentimos medos e ansiedade de coisas sem nome, por exemplo, pessoas que sentem medo absurdo de ficarem sozinhas mas não conseguem identificar de onde vem esse medo. Esse floral também ajuda em casos de fobia social ou síndrome do pânico.

Beech: floral para desenvolver a tolerância e empatia. Para quando somos sarcásticos e irônicos e não conseguimos aceitar o problema, falhas e o jeito como as outras pessoas fazem ou vivem. Com isso nos tornamos  críticos, irritados e  intolerantes. Bom para nos ajudar a se colocar no lugar do outro e com isso melhorar nossa empatia.

Centaury: floral para as pessoas que têm um bom coração, que têm dificuldade de dizer "não" para os outros, fazem de tudo para agradar e adoram se sentir úteis aos ajudar. São alvos fáceis para sofrer o famoso "bullying" nas escolas pois tem dificuldade de se impor e colocar limites.

Cerato: floral para ajudar a ouvir melhor nossa intuição e desejos da nossa alma. Ótimo para pessoas que tem dificuldade em tomar decisões e sempre vão em busca de opiniões alheias para decidir algo. Não conseguem confiar no próprio poder de decisão e quando o fazem sempre se perguntam se realmente escolheram pela melhor opção.

Cherry Plum: para quando estamos com os nervos à flor da pele e temos até medo de perder o controle e cometer algum ato irracional e agredir alguém ou a se próprio. Ajuda pessoas que têm vontade de cometer suicídio a aliviarem essa carga emocional e assim pensarem mais racionalmente.

Chestnut Bud:  floral que ajuda a nos fazer enxergar onde estamos errando. Pessoas que passam pela mesma situação desagradável muitas vezes e que não aprenderam ainda com o erro ou que tem para assimilar com aquele problema. Crianças com dificuldade de aprendizado podem usar esse floral também.

Chicory: é aquele floral para pessoas com características maternas ou paternas, que adoram cuidar das pessoas que amam e de estar rodeadas por elas. O ponto negativo aqui é quando elas se frustram e se tornam chorosas, desejam manipular a situação, interferir na vida das pessoas e cobrar o amor que tanto deram e não sentem o retorno. Ajuda a abrir o coração para o amor incondicional.

Clematis: floral para pessoas que são criativas, imaginativas, ficam sonhando com o futuro e todas as possibilidades que podem acontecer, sonhar acordadas e isso quando em desequilíbrio se manifesta como falta de foco e concentração nas atividades diárias. Ajuda a trazer essas pessoas para o aqui e agora para aproveitar o momento presente.

Crab Apple: floral para limpeza, quando nos sentimos sujos ou inadequados. Quando estamos com alguma doença ou não estamos felizes com nossa aparência e temos a vontade de "limpar", de retirar o que não parece puro. Ótimo para pessoas com TOC e mania de limpeza ou organização.

Elm: floral para quando nos sentimos muito sobrecarregados com muitas responsabilidades e isso pode nos levar por um breve momento nos sentir incapazes de completar nossos afazeres. Pessoas que trabalham com liderança e têm que lidar com muita pressão podem ser ajudados com esse floral.

Gentian: para quando nos sentimos desencorajados e desanimados frente a um obstáculo. O exemplo bem clássico: quando somos submetidos à alguma prova e criamos expectativa em relação aquilo mas quando não sai como o planejado perdemos a esperança (momentaneamente). Apesar de se sentir um pouco depressivo ainda assim conseguimos retomar depois de um tempo e tentar novamente.

Gorse: Ao contrário do floral acima, esse floral ajuda a trazer de volta o otimismo para aquelas pessoas que desanimam fácil e são pessimistas. Exemplo clássico também: a pessoa está doente e nem vontade tem de ir mais em nenhum médico pois depois de tantas tentativas fracassadas acha que ninguém mais pode ajudar.

Heather: quando nos centramos em nós mesmos, nos nossos problemas pessoais e familiares que sempre buscamos alguém para nos ouvir. De tanta angustia descontamos na fala um jeito de aliviar essas dores internas. E aí só falamos dos nossos problemas e não damos oportunidade para ouvir o problema do outro. Pode acontecer em alguns casos ser aquelas pessoas que quando estão falando precisam chegar perto ou tocar o ouvinte para ter sua atenção.

Holly: floral para ajudar quando sentimos ciúmes,  inveja, raiva ou suspeitamos demais das outras pessoas. Ele ajuda a liberar essa raiva e controle excessivo.

Honeysuckle: para quando nos sentimos muito conectados ao passado e ficamos nos questionando " e se eu tivesse feito tal coisa; mas se eu não tivesse falado aquilo eu poderia ter evitado aquela situação". Ele ajuda a quebrar esse link com situações que ficaram no passado e que ainda tem um poder sobre nós. Traz para o agora.

Hornbeam: para ajudar pessoas que procrastinam muito, que só de pensarem nas atividades que tem que fazer já sentem preguiça. É o famoso "sentimento de segunda feira de manhã". Ele ajuda a trazer mais vitalidade e força para entrarmos em ação.

Parceria Thá com Vida e Healingherbs®

10% DE DESCONTO!

em qualquer Floral de Bach concentrado da marca

inglesa Healingherbs

USE O CÓDIGO DE DESCONTO:

   THACOMVIDAHEALING   

Impatiens: Para pessoas que andam e falam rápido, ficam irritadas quando outras pessoas falam e andam devagar, têm dificuldade de trabalhar em equipe por terem que esperar com que os colegas terminem suas atividades para então dar sequência no trabalho. Esse floral ajuda a desenvolver a paciência e a calma.

Larch: pessoas que têm baixa confiança em si mesmas e nas suas capacidades, baixa autoestima. Acreditam que não são capazes de fazer bem as coisas e acabam muitas vezes perdendo oportunidades por duvidarem de si. Pensam até em nem tentar porque julgam que não vão conseguir. Esse floral ajuda a melhorar a percepção que têm de si e melhorar a autoestima e confiança.

Mimulus: floral para medos diários e ansiedade; para pessoas tímidas que têm medo da exposição e julgamento das outras pessoas. Medos comuns: de ficar sozinho, de não ter dinheiro, de dirigir, de escuro, etc.

Mustard: quando nos sentimos angustiados e depressivos sem causa aparente. Geralmente tudo vai bem na vida mas é como se uma nuvem negra pairasse sobre nós. Mulheres que tem TPM sentem isso com frequência. Ele ajuda a equilibrar essas sensação e encontrar mais alegria no dia a dia.

Oak:  Para pessoas que são muito trabalhadoras, fortes emocionalmente, que estão sempre lá pra ajudar, as pessoas geralmente recorrem até elas para pedir conselho.  O ponto negativo dessa personalidade é quando não encontram limites nos afazeres, vão colocando tudo sobre si até chegar a um ponto de exaustão.

Olive: para quando estamos muito cansados física ou mentalmente devido a muito trabalho ou por um longo período doente. Ele ajuda a restaurar a nossa vitalidade.

Pine: para pessoas que se sentem culpadas ou com remorso, ou que estão sempre se desculpando mesmo que não tenham feito nada de errado. Esse floral ajuda a pessoa a olhar com outros olhos para essa culpa e entender que o que julgam errado na verdade é mais um aprendizado.

Red Chestnut: quando nos sentimos ansiosos sobre o bem estar de alguém. Quando por exemplo nos preocupamos caso alguém vá viajar e nos preocupamos se estarão seguros, se chegarão bem; ou pais que quando precisam se distanciar dos filhos por algum motivo se preocupam demais se estão sendo bem tratados, se estão se alimentando, etc. Esse floral ajuda a ver essas situações sob uma nova ótica para que essa ansiedade extrema  dos cuidadores não passe para filhos ou outros envolvidos causando ansiedade neles também.

Rock Rose: Para quando sentimos terror, pânico, temos pesadelo. Pode ser devido ter presenciado alguma situação traumática como um acidente por exemplo. Esse floral ajuda a eliminar esses medos e pânico.

Rock Water: para pessoas que são muito corretas em suas ações, são resistentes e que buscam a perfeição dos seus atos mas que quando em desequilíbrio tendem a negar prazeres ou não se sentirem merecedoras. Esse floral ajuda a pessoa a entender internamente que precisamos ser fluidos e flexíveis como a água.

Scleranthus: para pessoas que tem dificuldade em escolher. Diferente do Cerato que falam no começo desse texto, essas pessoas Scleranthus, elas  não buscam ajuda nas opiniões alheias. Sempre ficam em dúvida entre que roupa usar, que lugar visitar nas férias, que caminho ir pro trabalho, se compra ou não compra. E no fim das contas por não conseguir resolver nada ficam estagnados. Esse floral ajuda bastante essas pessoas a clarear a mente.

Star of Bethlehem: floral que ajuda a acalmar o coração dos aflitos que passaram por algum trauma, perda, luto ou choque emocional.

Sweet Chestnut: floral para ajudar em situações de extrema angústia, quando parece que não temos mais nenhuma saída para resolver nossos problemas. Esse floral ajuda a limpar essas emoções para que com mais calma possamos ouvir nosso coração e encontrar outras soluções.

Vervain: esse floral ajuda as pessoas que são super entusiasmadas quando têm alguma ideia. No geral essas pessoas têm altos ideais, são perfeccionistas, são aquelas que lutam por causas que acreditam como: defender os menos favorecidos, animais, pobreza. São o que vestem a camisa da empresa e lutam com todas as forças. Quando em desequilíbrio perdem a ponderação e não ouvem opinião dos outros, querem convencer as pessoas que elas estão certas nas suas lutas. Esse floral ajuda a aliviar a tensão que pode gerar no corpo e na mente e trazer de volta a ponderação nas relações.

Vine: esse floral é para as pessoas que têm características de líderes mas que quando em desequilíbrio são autoritárias, dominadoras, que abusam da força e poder para fazer valer seu pensamento. Crianças com essa características são aquelas que fazem bullying na escola e abusam dos outros mais sensíveis ou mais fracos.

Walnut: para pessoas sensíveis a ambientes e opiniões de outras pessoas. E também para quando passamos por alguma mudança de ambiente ou precisamos nos adaptar a algo novo. Esse floral ajuda a nos adaptarmos mais facilmente e levarmos nossa vida de acordo com que acreditamos que seja bom para nós sem nos deixarmos influenciar pelo que é certo para os demais.

Water Violet: para pessoas seguras, que só dão conselhos se buscam sua ajuda, que gostam de ficar sozinhas mas que quando em desequilíbrio acabam se isolando demais até porque não gostam de incomodar ninguém com seus problemas, seja por orgulho ou por preferirem não perturbar os outros.

White Chestnut: esse floral é ótimo quando temos pensamentos repetitivos, preocupações que não cessam e muitos argumentos mentais que acabam prejudicando nossa concentração e foco nas atividades diárias ou até mesmo causando insônia. Então, ele ajuda a acalmar a mente e ao ajudar a dispersar o excesso de pensamentos.

Wild Oat: ótimo floral para pessoas que sempre se sentem insatisfeitas com a vida que têm, que buscam um trabalho que tenha um significado maior e que querem fazer mudanças na vida mas não sabem nem por onde começar.

Wild Rose: para pessoas que aceitam muito as coisas com resignação. Isso é uma ótima característica mas quando em excesso a pessoa se torna apática sem ambição e vontade de viver. A impressão que ela tem é que tudo perdeu a graça, nada anima muito. Ele estimula então essa vontade de viver novamente e em querer fazer coisas novas ou ver o que já se tem com novos olhos mais alegres.

Willow: floral para ajudar quando sentimos pena de nós mesmo, magoados com facilidade, sentindo amargura; ou ressentidos com o sucesso dos outros. Esse floral ajuda a se reconectar com a fé, o otimismo e o humor, e entender que nós somos os responsáveis pelas coisas que atraímos para nossas vidas.

Mas e agora? Não sei qual escolher!

Calma, assista os vídeos abaixo:

Para ajuda profissional com acompanhamento terapêutico, saber valores e horários para tratamento entre em:

Rescue Remedy

O rescue remedy é um composto criado pelo Dr Bach que é junção de 5 essências que nos ajudam naqueles momentos emergenciais. Quando precisamos de ajuda para passar por alguma situação traumática como um acidente, perda de alguém querido, presenciado algum desastre ou algum choque emocional muito grande.

Os 5 florais são: Impatiens, Star of Bethlehem, Clematis, Rock Rose e Cherry Plum. (confira acima a função de cada um deles.)

Como tomar em situações de crise: aplicar 4 gotas num copo com água e tomar pequenos goles em intervalos de poucos minutos.

Passado os primeiros impactos do choque, passar a tomar 4 gotas 4 x ao dia.*

*para maiores informações entre em contato pelo email: thacomvida@gmail.com

Importante dizer que esse floral é útil nesses casos extremos onde não se tem muito tempo para pensar o que fazer. Cada pessoa é única e deve ser tratada individualmente de acordo com as necessidades do seu Ser.

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2017 - 2019 por Thá com Vida