Como eu superei a ansiedade extrema e síndrome do pânico

August 1, 2017

No texto anterior falei do sofrimento de viver a ansiedade e o que eu aprendi sobre mim buscando o autoconhecimento. Todas as qualidade que citei no texto anterior parecem negativas mas depois de um tempo, quando tudo já estava mais estável, a mente mais calma, vi que quando equilibradas são características positivas se olharmos para elas sob uma ótica diferente.

 

Uma breve introdução::

 

Em fevereiro, voltei pro Brasil para participar de alguns eventos de família. Eram 3 deles: formatura da minha irmã, lançamento do livro da minha sogra e aniversário da minha mãe. Íamos ficar apenas 15 ou 20 dias. Chegamos em São Paulo e iríamos para casa da minha sogra em Campinas. Um dia depois da minha chegada já tinha a colação de grau da minha irmã em Ribeirão Preto que era numa segunda feira, o lançamento do livro da sogra na quinta em Campinas e baile de formatura na sexta em Ribeirão.

 

Vamos ao ponto então para vocês verem que é possível um ansioso reverter todo o lado negativo para o positivo das suas características e ser útil.

 

Sabendo de tudo isso que teria para fazer, viaja pra lá, viaja pra cá, pouco tempo pra procurar coisas que faltassem, o que eu fiz?! Ao preparar minhas malas, fiz uma mala com os presente, doces e roupas extras e uma mala de mão com TUDO que deu pra levar, com todas as roupas, sapatos, maquiagem, bijouteria e algumas outras coisas para passar alguns dias CASO a mala fosse extraviada.

 

E o que aconteceu?! a mala despachada foi extraviada. Acredite! Mas eu estava preparada pois minha malinha de mão estava comigo com tudo que eu precisava para estar presente em todos esses eventos! \o/

 

O que aprendi com isso?

 

 

 

 

Todas as emoções podem ser vividas no extremo, antigamente eu vivia num polo muito negativo e pesado, e acabava estagnada e perdida. Agora pude usar estas características a meu favor. Me descobri ótima em fazer previsões tanto boas quanto ruins do que se pode acontecer, mas isso não paralisa mais; cautelosa ao conseguir ter uma visão geral dos riscos envolvidos e que também consigo lidar com imprevistos sem ter ataques.  

 

Como eu consegui eliminar a síndrome de pânico e diminuir a ansiedade?

 

Você deve estar se perguntando o que que eu fiz para conseguir mudar a minha visão e o modo como me sinto. Realmente, não tem uma fórmula pois cada um vai buscar o que tiver ao alcance e o que estava no meu alcance foi:

 

  • terapia com psicólogo por alguns meses

  • optei por não tomar medicamentos alopáticos e sim naturais e homeopáticos, além de chás calmantes (eu usava o capim limão antes de dormir)

  • parei de assistir filmes, séries ou qualquer outro conteúdo na televisão que incitavam violência ou tristeza.

  • mudei a minha alimentação retirando por um tempo o açúcar e o café.

  • fiz acupuntura por um bom tempo

  • aprendi a meditar e no começo fazia 3 minutos 3 vezes por dia e depois fui aumentando.

  • comecei a praticar Yoga e exercícios de respiração

  • e me afundei em procurar sobre autoconhecimento na internet e livros.

Isso aconteceu há 2 anos, então não foi de uma hora para outra e vim falar sobre isso para mostrar que é possível, que isso é uma busca interna, que requer mudanças e se incentivar todo dia a querer uma vida melhor.

Hoje me sinto mais tranquila, tem uns momentos que a ansiedade volta sim, mas não é nada mais comparado ao que acontecia no passado e muitas dessas ferramentas que eu falei acima são acessíveis e estão inclusas na minha rotina já, como a respiração, yoga, meditação, alimentação mais saudável e os florais como terapia natural.

 

Dicas de florais para ansiedade:

 

Cada caso é um caso mas vou citar alguns que ilustram possíveis situações.

 

Aspen: para tratar apreensões, ansiedade e medos de causa desconhecida por exemplo: ter medo de ficar sozinho no escuro mas não consegue identificar o motivo.

Clematis: para pessoas distraídas, para quem vive no futuro ou criando um mundo próprio de ideias e projeções e consequentemente acaba envolvido na ansiedade. Este floral traz aterramento e traz nossa mente de volta pro presente.

Cherry Plum: quando estamos muito estressados ou com a sensação de estar perdendo o controle, muitas vezes com ideias suicidas ou de estar enlouquecendo. Ele ajuda a eliminar essa sensação e tem efeito calmante.

 

Rescue Remedy: esse daqui é o principal para ser usado nas crises de pânico e ansiedade pois contêm na fórmula um mix de 5 florais que ajudam a estabilizar e equilibrar as emoções e sensações.

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2017 - 2019 por Thá com Vida