Desapego ou indiferença?

June 15, 2017

Olá, pessoal,

 

Estou lendo um livro do Osho que chama Amor, Liberdade e Solitude e já comentei que faz alguns meses que o estou lendo.

É aquele tipo de livro que você precisa de um tempo pra digerir tantos pontos de vistas novos que nunca pensamos ou nunca ousamos agir de acordo com eles por exigir muita aceitação pessoal, auto estima equilibrada e força pra lidar com as represálias de um possível novo modo de pensar/agir/viver.

 

Esse livro fala bastante de amor próprio e da nossa relação com outras pessoas mas principalmente quando o assunto é relacionamento afetivo. Me mostrou por quanto sofrimento desnecessário passamos e fazemos com que as pessoas que nos relacionamos também sofram por puro egocentrismo, falta de conhecimento ou abertura para destruir antigos padrões de pensamento e condutas.

 

Confesso que esse livro me deu vários tapas na cara e me mostrou várias sombras e pensamento arcaicos que tenho, além de me mostrar o quanto ainda estou presa aos padrões da sociedade mesmo tentando ultimamente driblá-la.

Como eu imagino que eu não sou a única que passo por isso, resolvi compartilhar para quem sabe, ajudar a despertar outras pessoas para um novo modo de pensar.

 

Enfim, teve uma parte desse livro que gostei bastante que fala do apego/desapego a(o) parceira(o) e o quanto ainda temos que aprender sobre nossas emoções.

 

 

Boa leitura e se sentir vontade de compartilhar algo, é só deixar um comentário abaixo do texto.

 

 

"Como posso saber se é o desapego ou a indiferença que está crescendo em mim?"

(...)

Lembre-se, amor não é apego. O amor não conhece o apego, e aquilo que conhece o apego não é amor, e sim, possessividade, dominação, dependência, medo, cobiça -  pode ser mil e uma coisas, mas não é amor. Em nome do amor, outras coisas estão desfilando; em nome do amor, outras coisas estão se escondendo por trás, mas no recipiente está grudado o rótulo Amor. Dentro, você encontrará muitos tipos de coisa, mas não amor.

Observe. Se está apegado alguém, você está amando? ou você está com medo da solidão e, portanto, se apega? Porque não consegue ficar sozinho, você usa essa pessoa pra ter companhia. Então, você tem medo. Se a pessoa for pra outro lugar ou se ela se apaixonar por outra pessoa, você a matará e dirá: “eu estava muito apegado”. Ou você poderá se matar e dizer: Eu estava tão apegado que não podia viver sem ela ou sem ele.”

Isso é pura estupidez. Isso não é amor, mas outra coisa. Você está com medo da solidão, não é capaz de ficar com você mesmo, precisa de alguém para distraí-lo. E você quer possuir a outra pessoa, quer usá-la como um meio para seus próprios fins. Usar outra pessoa como meio de conseguir alguma coisa é uma violência.

Immanuel Kant fez disso um de seus fundamentos da vida moral, e é. ele costumava dizer que tratar uma pessoa como um meio é o ato mais imoral que existe. E é isso mesmo, porque, quando você trata alguém como meio, para sua gratificação, para o seu desejo sexual, para o seu medo ou para qualquer outra coisa, quando você usa alguém como um meio de conseguir alguma coisa, está reduzindo o outro a uma coisa, está destruindo a liberdade dele, está matando a alma dele.

A alma só pode crescer na liberdade, e o amor dá liberdade. E, quando dá liberdade, você fica livre; desapego é isso. Se você forçar um cativeiro sobre o outro, estará aprisionando também a si mesmo. Se você amarrar o outro, o outro amarrará você; se você limitar o outro, o outro limitará você; se você tentar possuir o outro, o outro possuirá você.

É assim que os casais ficam brigando, a vida toda, por dominação. O homem à sua própria moda, a mulher à sua própria moda, mas ambos lutam. É um contínuo ralhar e brigar. E o homem acha que, de algumas maneiras, ele controla a mulher, e a mulher acha, que de algumas maneiras, ela controla o homem. Controle não é amor.”

 

Trecho do livro do Osho - Amor liberdade e solitude.

 

Bora praticar o desapego :p

 

 

 

Crédito de imagem: <a href='http://www.freepik.com/free-photo/people-with-raised-arms_945788.htm'>Designed by Freepik</a>

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2017 - 2019 por Thá com Vida