Projeto

Meu Lugar no Mundo

O que é o projeto Meu Lugar no Mundo?

 

Criado com a intenção de criar uma grande comunidade de brasileiros espalhados pelo mundo e que desejam se integrar, pertencer, compartilhar histórias de superação, experiências com o processo de migração dentro do próprio Brasil e de imigração para o exterior e assim formar uma grande rede de apoio e suporte emocional.

 

Esse projeto nasceu da minha dor. Quem não me conhece desde criança talvez não saiba, mas eu sou MUITO família. Minha família mora numa cidade pequena do interior, e era só eu, meu pai, mãe e irmã. Vivíamos próximos de outros familiares, mas no dia a dia era só nós 4 meses lidando com as dificuldades e desafios. Muitas pessoas, inclusive eu mesma, ficaram chocadas quando eu disse que ia embora do Brasil. Por ver o quanto nós 4 éramos grudados parecia inadmissível eu partir.

Se você sempre morou numa cidade grande talvez não tenha ideia de como é a cabeça de alguém de mora no interior. Todo mundo sabe da vida de todo mundo, você conhece o padeiro, o açougueiro, os cachorros do vizinho pelo nome e tem geralmente, muito apego com a família ou o estilo de vida e dificuldade de lidar com mudanças. Nem todo mundo é assim, mas eu sou assim, e ai veio a vida, me trouxe um amor e o que não fazemos por amor, não é mesmo?

 

Conheci meu marido em 2011 e o trabalho dele sempre foi fora do Brasil pois existe muito mais opções e condições favoráveis de trabalho. O trabalho dele é Animação 3D e capaz que você tenha até assistido algum filme que ele participou dando vida para algum personagem dos super heróis, como por exemplo: Guardiões da Galáxia, Mulher Maravilha, Paddington, entre outros.

 

E por conta disso, depois que nos casamos, mudamos para Londres e lá ficamos por 2 anos e agora estamos no Canadá.

Se você me perguntar se eu, alguma vez na vida, imaginava sair do Brasil a resposta é um NÃO BEM GRANDÃO. Mas aconteceu! e dentro desses 3 anos morando no exterior passei por diversas transformações, muita oscilação emocional, saudade, culpa por ficar longe da família, solidão, dificuldade com a língua, em me sentir pertencente e aceito num país novo e principalmente de encontrar pessoas que eu tivesse afinidade. Apesar de não ter nada estruturado no Brasil como carreira, vida financeira ou um lar para chamar de meu, pelo menos lá eu estava segura e perto de todo mundo que era familiar.

Em Londres, demorei quase 1 ano para fazer amigos e nenhum dele é inglês! Tudo brasileiro kkkk e foi maravilhoso. Encontrei pessoas que falavam com a minha alma, que entendem o que passo, que vivem o que vivo e por suas experiências também aprendi muito.

 

Mudar pra outro país foi tão surreal, me virou do avesso, me fez rever comportamentos, quebrar hábitos, conhecer novos olhares e o mais importante foi ter me colocado no caminho da minha missão de vida. A sensação que eu tenho e que desenvolvi é: tá com medo? vai com medo mesmo”. Falar inglês + vergonha + mais medo de não ser compreendida + medo de não pertencer + medo de ficar sozinha + medo de acontecer algo com a família no Brasil e eu não estar lá =  SURTO kkkkk.

 

Mas para alegrar e inspirar vocês toda essa experiência me fez:

 

  • vencer a timidez

  • ser mais corajosa

  • viver com mais propósito

  • descobrir vários potenciais

  • despertar meu poder pessoal

  • desenvolver novas habilidades

  • tolerância e paciência com as diferenças

  • trabalhar em algo que amo e que tem significado para mim

  • conhecer minhas sombras e mais do que isso, conseguir trabalhá-las

  • abrir a mente para novas possibilidades e enxergar além do que eu via

  • aproveitar oportunidades que se eu tivesse na zona de conforto não aproveitaria


 

Ficar na zona de conforto é sempre tranquilinho, mas quando você é empurrado pra vida através de mudanças drásticas não dá tempo de ficar se escondendo dos seus fantasmas. É um chamado para evolução que eu não me arrependo apesar de ser sofrido sim.


 

E cada um que decide se mudar de cidade ou país também passa por dificuldades muitos parecidas com as que eu passei. Alguns mais outros menos, alguns “fugindo” de problemas no Brasil, outros tentando uma vida melhor para si e pra família, mas que para isso teve que abrir mão de tantas coisas importantes e realizar tantos sacrifícios. Uns vieram casados e se separaram, outros que embarcaram sozinhos e encontraram alguém especial. Tantas e tantas histórias, tantos backgrounds diferentes, tanta riqueza a ser compartilhada que espero que traga conforto e conexão entre todos nós.

 

Espero com esse projeto facilitar o processo das pessoas se conhecerem. Lembra que foi difícil para mim quando me mudei a primeira vez? pois quero proporcionar um espaço virtual para pessoas se conhecerem, quem sabe surgir grandes amizades, e assim não nos sentirmos sozinhos, ou desamparados.

 

Esse projeto está nascendo bem pequenininho, mas se depender do meu sonho ele ainda vai ser gigante e ajudar muitas pessoas.

Nossos encontros serão online por Skype, Hangout ou Zoom. Ainda vamos avaliar o melhor. O primeiro encontro foi numa Live aberta ao público e foi ar dia 19 de junho no meu instagram profissional @thacomvida. 

Para quem é esse projeto??

Pessoas que passaram por mudanças de país, cidade ou estado e se sentem:

 

  • desafiadas pela vida

  • dificuldade de se integrar

  • dificuldade de fazer amigos

  • se sente sozinho, desamparado e com medo

  • saudades de casa

  • dificuldade de se sentir em casa

  • passa por mudanças loucas de humor e oscilação emocional

  • tem muitas dúvidas do tipo: "será que fiz a coisa certa"? "será que não é melhor voltar pro Brasil"?

  • tem dificuldade de se sentir feliz, alegre ou presente vivendo onde está por julgar que devia estar em outro lugar

  • que sente culpa de ter partido.

  • se sente inseguro e sem apoio

 

Para participar desta comunidade e receber informações sobre os próximos encontros online se cadastre aqui:

Quero participar dos encontros gratuitos online

Esses encontros mensais são GRATUITOS!!! Participe e compartilhe sua história que pode inspirar e ajudar outras pessoas que passam pelo mesmos dilemas =D

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2017 - 2019 por Thá com Vida