O que são os florais de bach

A saúde é nossa herança, nosso direito. É a união completa e plena entre alma, mente e corpo; e este não é um ideal difícil e distante de se alcançar, mas tão fácil e natural que muitos de nós negligenciamos.

Dr. Edward Bach

Como o próprio nome sugere, os florais são feitos à base de flores e recebe o nome Florais de Bach devido a esse sistema ter sido desenvolvido pelo médico inglês: Dr. Edward Bach, através de muito estudo e observação.

 

 

 

Dr Bach desenvolveu 38 essências florais capazes de equilibrar todos os nossos possíveis estados emocionais, humor e traços de personalidade com a finalidade de restaurarmos nossa força e equilíbrio interior, e assim vivermos com mais qualidade de vida.

A palavra chave desse tipo de tratamento é a SIMPLICIDADE. É tratar o doente e não a doença.

 

O que os florais tratam?

Dr. Bach acreditava que muitas das nossas doenças físicas e dores são reflexos dos nossas emoções e pensamentos em desequilíbrio.

Se não soubermos lidar com nossas emoções ou ficarmos muito focados no lado negativo dos problemas, por exemplo, nosso corpo reage a fim de nos alertar que algo não vai bem, e como resultado ficamos doentes.

 

As doenças físicas de fundo emocional recebem o nome de doenças psicossomáticas e são doenças que muitas vezes procuramos auxílio médico, fazemos exames esperando encontrar a causa da nossa dor mas nada encontramos.

Vou citar alguns exemplos de estados emocionais e problemas relacionados às nossas emoções que geram alguns desequilíbrios que podem ser sentidos no corpo físico:

  • ansiedade

  • fobias e síndrome do pânico

  • tristeza

  • vazio

  • ressentimento

  • depressão

  • raiva

  • apatia

  • insônia e dificuldade para dormir

  • desânimo e falta de perspectiva na vida

  • indecisão

  • culpa

  • preguiça

  • falta de confiança

  • sintomas de TPM e menopausa

  • mudança de humor repentina

  • compulsões

  • stress

  • tensão

  • intolerância

  • irritabilidade, impaciência e explosão

  • falta de autoconfiança e autoestima

  • choques emocionais relacionados a perda de um ente querido, por exemplo.

  • sentimento de desencorajamento e falta de esperança frente a desafios

  • preocupação

  • pensamentos repetitivos

  • ciúmes e inveja

  • birra (no caso das crianças)

  • egocentrismo

  • possessividade

  • medos do mais simples até terror/pânico

  • cansaço físico e mental

 

É importante ter em mente que os florais nada tem de místico ou esotérico e não fazem nossos problemas desaparecerem. O trabalho deles é ajudar nosso corpo emocional a reencontrar o equilíbrio e harmonia perdidos para voltarmos ao estado saudável e positivo.

 

Muitas pessoas não confiam ou por não entenderem como funciona, se tornam céticas quanto aos benefícios dos florais. São os chamados São Tomé, que precisam ver pra crer. Mas para essas pessoas já digo que muitas pesquisas científicas estão sendo feitas a fim de comprovar a eficácia do tratamento em inúmeras doenças ou problemas psicológicos. Porém, desde 1956, a OMS reconhece os florais como tratamento natural e é utilizada em muitos países com grande aceitação.

 

Quem pode tomar?

Os florais atuam através da energia sutil das flores,  é um tratamento barato, totalmente seguro, sem contraindicações ou efeitos colaterais e não causam dependência o que torna o seu uso totalmente viável e disponível para todos os seres, independente da idade (desde criança até idosos), inclusive plantas e animais.

Nas crianças, plantas e animais os resultados podem ser sentidos com bastante rapidez por eles ainda serem muito imaturos e sensíveis.

 

Por quanto tempo manter o tratamento?

Isso varia de pessoa pra pessoa e o motivo pelo qual se procura um auxílio desse tipo, e até mesmo da perseverança em prosseguir com o tratamento.

Viver uma vida mais leve, lidar com os problemas com mais tranquilidade e tomar decisões mais acertadas depende da nossa capacidade de equilíbrio interno e de como enxergamos as dificuldades, portanto sempre que necessário o florais podes ser utilizados como aliado da nossa saúde, afim de termos mais bem estar físico, mental, emocional e espiritual.

 

Floral é terapia complementar e não alternativa

Descontinuar um tratamento médico, psicológico ou com outros profissionais da saúde e substituir pelo uso dos florais não é recomendado e nem necessário. Nesses casos, tendo em vista querer obter um melhor resultado e equilíbrio, os florais são uma ótima opção como terapia complementar e não alternativa.

Você pode continuar tomando os medicamentos e os tratamentos já em andamento e incluir os florais para ajudar ainda mais o processo de cura!

 

Para divulgar ainda mais o trabalho do Dr. Bach, em breve postarei informações sobre cada floral e para que é indicado para que você possa aprender e utilizar no dia a dia.

Em que situações os florais são úteis:

 

- situações  pontuais e emergenciais

Alguns exemplos do dia a dia como: se sentir muito apreensivo pois terá que falar em público; muito ansioso porque terá uma prova muito importante; aflito pois terá que andar de avião e isso causa medo; medo de dirigir, etc.

 

- estados de espírito e humor

Por exemplo: mulheres que durante a TPM relatam que sentem tristeza e melancolia e nem sabem da onde isso vem; humor variável; cansaço mental e físico devido ao excesso de trabalho ou preocupações; desânimo; pessimismo; sentimento de solidão; impaciência, baixa autoestima.

 

- emoções enraizadas ("crônicas")

Fobias, ansiedade, pânico e medos que há muitos anos existe; traumas passados que podem ainda ter uma influência sobre nosso comportamento atual ou desenvolvido alguma doença física; baixa autoestima e falta de segurança, raiva, ciúmes, inveja, etc.

 

- características e personalidade

Timidez, pessoas super protetoras, sonhadores, os fortes que nunca desistem, indecisos, os entusiastas que lutam pelos seus ideais, os autoritários, os perfeccionistas, os ranzinzas, os medrosos, etc.

 

 

Para exemplificar e quebrar algumas expectativas que podem ser criadas

 

Exemplo 1 relacionado à personalidade: Vamos dizer que você é uma pessoa muito boazinha e que não consegue falar "não" para as outras pessoas (seja porque tem medo de desagradar, ou porque gosta de estar sempre entre amigos e fazendo algo em prol do próximo, ou qualquer outro motivo).  O floral não vai ativar o botãozinho do "NÃO" e a partir de agora você vai conseguir falar não sempre que quiser. rss. O papel dele é ajudar você a tomar consciência dessa parte da sua personalidade e assim você conseguir com clareza e equilíbrio decidir em que situações sua ajuda será realmente benéfica tanto para a pessoa que será ajudada quanto para seu próprio bem estar.

 

Exemplo 2 relacionado às emoções enraizadas : Você passou por um trauma ou perda no passado mas não conseguiu lidar bem com isso ou guardou a emoção lá no fundo e não se deu a chance de senti-la completamente. Ao tomar o floral você pode se sentir triste, chorar, ter sonhos relacionados ao trauma, por exemplo. Isso tudo pode acontecer porque essas emoções saem lá de dentro e afloram para que você consiga enxergá-las e as liberarem.

 

Outras reações que você pode sentir: sintomas pelos quais você pediu ajuda se tornarem mais frequentes e fortes, maior irritabilidade e tristeza, choros, maior sensibilidade, mais autopercepção e então o bem estar.

Algumas pessoas também sentem que o floral não está fazendo efeito e nesse caso podemos considerar alguns pontos como por exemplo:

- a pessoa não estar tomando o floral como deve ser tomado ou não consegue se perceber e se analisar.

- o terapeuta não fez uma boa escolha

- as essências serem de má procedência

- o problema que está sendo tratado estar relacionado a algo muito enraizado ou à personalidade pois os efeitos podem ser percebidos mais à longo prazo do que um problema pontual, como por exemplo, um medo de alguma situação nova e não recorrente como falar em público para quem faz isso só de vez ocasionalmente.

 

O floral tem sua parte de contribuição no processo mas é fundamental entender que o trabalho é sempre feito pela própria pessoa, e não acho que seria o mais adequado se o floral fizesse todo o trabalho sozinho. Se ele assim o fizesse todos os nossos problemas seriam facilmente resolvidos e não obteríamos mérito nenhum no nosso aperfeiçoamento! O papel do floral é ajudar o corpo emocional a entrar em equilíbrio para que você encontre maneiras novas de lidar com os problemas e as emoções e  conseguir observá-los de uma nova perspectiva.

 

Nunca vai existir uma fórmula milagrosa para as questões da almas e de como reagimos frente aos obstáculos.

 

Por sermos imediatistas queremos tudo resolvido para ontem mas é preciso paciência. Tudo é um treino e aprendizado por isso a auto percepção é tão importante quando queremos evoluir e melhorar pontos da nossa personalidade.

Parceria Thá com Vida e Healingherbs®

10% DE DESCONTO!

em qualquer Floral de Bach concentrado da marca

inglesa Healingherbs

USE O CÓDIGO DE DESCONTO:

   THACOMVIDAHEALING   

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2017 - 2019 por Thá com Vida